quinta-feira, 16 de abril de 2009

O início do motor turbo.....

Os anos 70 foram marcados por muitas revoluções na Formula 1. Apareceu de tudo o que se pode imaginar, carro de seis rodas, carro com ventiladores, carros com tomadas de ar gigantescas e outros "apetrechos". Os anos 70 também marca a entrada do motor turbo na categoria. A equipe francesa Renault estréia na Fórmula 1 equipada com um motor turbo. (Só pra entender, o motor turbo aproveita o ar que sai da válvula de escape do motor para girar uma turbina, que, por sua vez, gira uma hélice do outro lado do equipamento, que suga o ar do ambiente. O ar puxado pela hélice vai para um compressor, que abastece a válvula de admissão com ar comprimido. Em cada ciclo do motor entra mais oxigênio e combustível na câmara, gerando uma explosão mais poderosa, e logo, mais potência.) Ao logo de 1976 foram realizados vários testes com o carro. Em um deles o piloto francês Jean-Pierre Jabouille chegou a comentar "Este carro nunca correrá." Em 16 de Julho de 1977, estréia o RS01 em Silverstone. O carro além de ser equipado pelo motor turbo, também utilizava os pneus Radial da Michelin (outra estreante). Uma equipe 100% francesa (motor, pneus e piloto). Aliás, coube à Jabouille (o piloto engenheiro) a missão de conduzir o carro.
Foram 5 provas em 1977 e nenhum ponto.

Estréia em Silverstone (GP da Inglaterra)
 
(grid: 21º e na corrida, abandonou após 16 voltas com problemas no turbo)



A equipe não correu nem em Hockenheimring (GP da Alemanha) e nem em Osterreichring (GP da Austria)

GP da Hollanda (Zandvoort) (grid: 10º e na corrida, abandonou após 39 voltas com problemas na suspensão)


GP da Itália (Monza) (grid: 20º e na corrida, abandonou após 23 voltas com problemas de motor)

GP dos EUA (Watkins Glen) (grid: 14º e na corrida, abandonou após 30 voltas com problemas no alternador)

GP do Canada (Mosport) (Não conseguiu se classificar)


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