Tem finais de semana em que nada parece dar certo para alguns pilotos. O GP da Inglaterra de 1986 estava fadado a realmente não ser um bom fim de semana para Jacques Laffite. O que começou como um GP de comemoração (naquela corrida Laffite atingia o recorde de participações em GPs, igualando a marca de Graham Hill, que perdurava a mais de 10 anos com 176 participações) e acabou se transformando em um pesadelo.
Jacques Laffite
A maré de azar de Laffite começou na sexta-feira quando se preparava para participar dos treinos livres, um injetor de gasolina de sua Ligier rompeu e provocou labaredas de três metros.
Jacques Laffite com sua Ligier nos treinos de sexta-feira
No sábado uma colisão com a McLaren de Rosberg atrapalhou a volta de classificação do francês. Ele só conseguiu um modesto 20º lugar. A pior posição de largada de toda sua carreira.
Acidente com Rosberg no Sábado
Mesmo com todos os acontecimentos negativos que antecederam o GP da Inglaterra, Laffite ainda estava esperançoso em conseguir um bom resultado nesta data comemorativa. Mas bastou poucos metros após a largada para a comemoração se transformar em pesadelo. Vários carros do pelotão intermediário se envolveram em um acidente. Laffite para não atingir a Ferrari de Johansson fez uma manobra e acabou batendo no muro de concreto e fraturou a bacia e as duas pernas. A remoção de Laffite foi uma cena dramática. Após o acidente, se encerrava a carreira na Fórmula 1 de Jacques Laffite, aos 42 anos, 176 GPs disputados e seis vitórias.
Algumas fotos do acidente que encerrou a carreira de Laffite
Clique aqui para conferir o Review do GP da Inglaterra em Brands Hatch em 1986 e o acidente de Laffite.
6 comentários:
Bela homenagem deusinha. Eu estava lá no circuito naquele dia. Nossa, como estou ficando velho!
bj
Que legal, Cezar.... Apesar do acidente deve ter sido interessante ver a vitória do Mansell e toda a alegria dos ingleses ;-)
poxa! olha que não faltou avisos pra ele! Laffite quis correr de teimoso, aí aconteceu a pancada!
legal as fotos!
Um final de carreira trágico para o Laffite. Esse trecho da largada é complicado. Lembro de um grande acidente de Fórmula 3 em 1978 - com Nelson Pique e outros tantos futuros pilotos de Fórmula 1 - praticamente no mesmo local.
Bjo.
Eu bati uma vez ali, e fui parar embaixo da barreira de pneus. Foi hilário, pq desacordei e só vi depois pq um amigo filmou.
ñ foi por falta de aviso rsrsrs
Laffitte é considerado como um dos melhores pilotos franceses da história...poderia ter sido o 1° francês a ser campeão...
Bj
Postar um comentário