sábado, 6 de junho de 2009

O Recorde e o Adeus

Tem finais de semana em que nada parece dar certo para alguns pilotos. O GP da Inglaterra de 1986 estava fadado a realmente não ser um bom fim de semana para Jacques Laffite. O que começou como um GP de comemoração (naquela corrida Laffite atingia o recorde de participações em GPs, igualando a marca de Graham Hill, que perdurava a mais de 10 anos com 176 participações) e acabou se transformando em um pesadelo.

Jacques Laffite

A maré de azar de Laffite começou na sexta-feira quando se preparava para participar dos treinos livres, um injetor de gasolina de sua Ligier rompeu e provocou labaredas de três metros.

Jacques Laffite com sua Ligier nos treinos de sexta-feira

No sábado uma colisão com a McLaren de Rosberg atrapalhou a volta de classificação do francês. Ele só conseguiu um modesto 20º lugar. A pior posição de largada de toda sua carreira.



Acidente com Rosberg no Sábado

Mesmo com todos os acontecimentos negativos que antecederam o GP da Inglaterra, Laffite ainda estava esperançoso em conseguir um bom resultado nesta data comemorativa. Mas bastou poucos metros após a largada para a comemoração se transformar em pesadelo. Vários carros do pelotão intermediário se envolveram em um acidente. Laffite para não atingir a Ferrari de Johansson fez uma manobra e acabou batendo no muro de concreto e fraturou a bacia e as duas pernas. A remoção de Laffite foi uma cena dramática. Após o acidente, se encerrava a carreira na Fórmula 1 de Jacques Laffite, aos 42 anos, 176 GPs disputados e seis vitórias.



Algumas fotos do acidente que encerrou a carreira de Laffite

Clique aqui para conferir o Review do GP da Inglaterra em Brands Hatch em 1986 e o acidente de Laffite.

6 comentários:

Cezar Fittipaldi disse...

Bela homenagem deusinha. Eu estava lá no circuito naquele dia. Nossa, como estou ficando velho!
bj

Goddess disse...

Que legal, Cezar.... Apesar do acidente deve ter sido interessante ver a vitória do Mansell e toda a alegria dos ingleses ;-)

Marcos Antonio disse...

poxa! olha que não faltou avisos pra ele! Laffite quis correr de teimoso, aí aconteceu a pancada!
legal as fotos!

Bruno disse...

Um final de carreira trágico para o Laffite. Esse trecho da largada é complicado. Lembro de um grande acidente de Fórmula 3 em 1978 - com Nelson Pique e outros tantos futuros pilotos de Fórmula 1 - praticamente no mesmo local.
Bjo.

Cezar Fittipaldi disse...

Eu bati uma vez ali, e fui parar embaixo da barreira de pneus. Foi hilário, pq desacordei e só vi depois pq um amigo filmou.

Unknown disse...

ñ foi por falta de aviso rsrsrs

Laffitte é considerado como um dos melhores pilotos franceses da história...poderia ter sido o 1° francês a ser campeão...

Bj