sábado, 13 de junho de 2009

Uma pausa para Le mans

Dando uma pausa na Formula 1, hoje abro espaço para um outra categoria que adoro e que tem sua prova mais importante começando hoje: As 24 horas de Le Mans

Em 1922, foi criada uma competição na Sarthe, uma prova de resistência. Durante a prova, equipes de dois pilotos por carro vão-se alternando dia e noite. A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de maio de 1923 num circuito perto da cidade de Le Mans. Hoje, as "24 Horas de Le Mans" ocorre todo ano em Junho. É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.

O circuito tem uma extensão de 13,650 quilômetros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente, a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto.

Os carros que correm nesta prova estão divididos em quatro categorias:
  • protótipos LMP1
  • protótipos LMP2
  • Gran Turismo LMGT1
  • Gran Turismo LMGT2







A prova já teve a presença de vários pilotos de Formula 1, inclusive alguns campeões como Fangio e Hill. No ano passado, Jacques Villeneuve tentou a triplice coroa, porém mais uma vez a Audi deu um show e ganhou a prova. Este ano, até o momento a prova tem sido dominada pela Peugeot.... Vale a torcida para uma boa prova de Bruno Senna e quem sabe uma vitória do Bourdais, afinal, este está correndo no quintal de casa.

Um comentário:

Bruno disse...

Na minha sessão de fotos fiz uma homenagem ao Jacky Ickx, o maior vencedor até ser superado pelo Kristensen. Além claro, do belga ter motivado a mudança no sistema de largada tradicional da prova.
Bjo.